Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser HumanoArtigo sobre a Euroluce 2023, escrito pelo Lighting Designer Donato Contë para a Edição 123 da Revista Especializada em Iluminação Lume Arquitetura, em Agosto de 2023. Fotos por Peyvand Nedaei.Euroluce 2023: A Experiência Sensorial e Sustentável da Luz Voltada ao Ser Humano.A Euroluce foi o principal destaque da 61ª edição do Salone del Mobile, em Milão, que reuniu as principais empresas globais da indústria de iluminação, além dos mais conceituados designers que encantaram os entusiastas e os profissionais do setor com suas criativas e engenhosas soluções em produtos para iluminação técnica e decorativa. De 18 a 23 de abril, o tradicional centro de exposições da cidade italiana da Lombardia, Rho Feriamilano, se transformou e encantou a todos com o seu esplendor natural em uma inesquecível edição recorde do Salone del Mobile Milano, que também sediou quatro pavilhões da Euroluce, o evento bianual de iluminação. O evento contou com a participação de mais de 420 expositores de países e renomados designers famosos da indústria global.Durante os seis dias, o design, a luz, a tecnologia, a inovação e o uso de materiais orgânicos e sustentáveis foram os principais ingredientes da 61ª edição do salão do móvel que realçou o seu brilho com a Euroluce 2023 e fez de Milão a cidade da luz. Ao todo, mais de 2.000 marcas expositoras participaram com 34% delas provenientes de 37 países, incluindo 550 jovens designers de 31 países e 28 escolas e universidades de design de 18 diferentes países. Com um público recorde de 307.418 visitantes, a 61ª edição aumentou o número de visitantes em relação à edição anterior em 15%, em função do novo formato de exibição, idealizado pela empresa promotora de eventos Formafantasma. A Euroluce 2023 foi um sucesso absoluto em todos os sentidos que consagrou Milão como a capital mundial do design, e merecidamente, recebeu o título honorário de cidade da luz.Sob o lema 'City of Lights' (Cidade das Luzes), a cidade poeticamente se iluminou por dentro e por fora do salão. O conceito do evento procurou focar o tema da luz de modo abrangente, ao oferecer aos visitantes uma gama diversificada de experiências, incluindo arquitetura, design, fotografia e arte. Já no Fuorisalone, tradicional evento do design com instalações de interiores e de iluminação ao longo de variados pontos da cidade, surpreendeu a todos pelas suas centenas de propostas conceituais de iluminação inspiradoras e imersivas. O evento, que é exclusivamente destinado aos que não puderam comparecer ao Rho Fieramilano, se evidenciou como um encontro e uma experiência notória e marcante pela cidade mundial do design, com destaque especial para as exibições de design de interiores, a excepcional instalação do arquiteto e designer Carmelo Zappulla, do estúdio External Reference de Barcelona, exposta na Universidade de Milão, além da instalação interativa na sede da Occhio Lighting.A maior vitrine de iluminação do mundo tem sido um excelente estimulante para os milhares de visitantes ao redor do mundo, favorecida pelo novo formato do evento, no qual os participantes puderam experimentar e descobrir como a tecnologia se alinhou ao design, quando elementos-chave como 'Human Lighting Centric’, isto é, a iluminação voltada ao ser humano é evidenciada e é tida como uma preocupação constante com o meio-ambiente, além de ser um fator decisivo para idealizar e definir as novas coleções e tendências que são apresentadas ao público global com exclusividade.A organização também ofereceu uma alternativa às jovens promessas do design com menos de 35 anos. Trata-se do Salone Satellite, entre as quais, vários jovens designers como a venezuelana Andreína Raventós, expôs a sua espetacular série de luminárias Infinighty, que representam o caminho a seguir com os altos e baixos da carreira de designer. Feitos à mão com materiais naturais, exaltam as imperfeições dos processos humanos. As escolas de design, com seus talentosos e criativos alunos também apresentaram várias outras propostas eco sustentáveis, vários delas expostas no setor Ego Undesign.As propostas arquitetônicas da maior parte dos estandes dos expositores desta edição da Euroluce, foram complementadas com as tendências e as novidades de muitas das mais representativas grifes internacionais de iluminação, com destaque especial para os estandes das marcas: Bover, Serip, Ilfari, Slamp, Olev, Aldo Bernardi, Contardi, LVM, Cini & Nils, Lladró, FL, Siru, Italamp, Il Fanale, Goccia Illuminazione, Leucos, LZF, Penta, Bronzetto, Luxxu, Possoni Illuminazione, Euroluce – Light of Italy, Tom Dixon, Zafferano, Ailati Lights, Tokio, Fermob, Emotional Light, Flexa Lighting, Martinelli Luce, Pablo, Davide Groppi, Prolicht, From Lighting, Axolight, Venini, Buzzi Space, Bomma, Santa & Cole, And Light, Flos, Tooy, Fabbian, Rotaliana, Masiero, Brokis, Karman, Luce Plan, Castellani & Smith, Vesoi, Foscarini, Fontana Arte, Hind Rabii, Artemide, Firmamento Milano, Formagenda, Midgard, Danese Milano, O Luce, Pilke, Ideal Lux, Simes, Zava, Maze, Ole, García Requejo, Delight Full, Lux Cambra, Essential Home, FT, Cangini & Tucci, IPM Light, Tem, Aromas del Campo, Lumina, Sforzin, Intra Lighting, Leds C4, Proled, DCW Éditions, Beneito Faure, PUK, Cattaneo, Les Jardins. Hisle, And Costa, Luce & Light, 9010 Novantadieci, Linea Light, Vibia, Ambientec, Vimar, Stral, Pan, Fede Switch & Light, Design Luce, Forestier, Hollands Licht, Mawa, Vistosi, Estiluz e Proled. Sem falar, na impressionante instalação musical interativa de cristais boêmios da Preciosa Lighting e da estimulante nova coleção do Ingo Maurer, que surpreendeu a todos pelo fator inusitado e criativo. Em seu estante, também estiveram presentes clássicos repaginados considerados como referências do design de iluminação.O minimalismo, a tecnologia, a organicidade e o uso de materiais eco sustentáveis marcaram o conceito essencial presente maioria das coleções clássicas e contemporâneas, A aposta firme no LED integrado, esteve longe de prejudicar o trabalho dos designers e criadores de luminárias, que proporcionaram um espetáculo singular de criatividade, interação e de aperfeiçoamento, ao unir elementos do design de interiores com a luz artificial. O repertório incluiu peças decorativas de design variados, desde as apostas clássicas e modelos vintage repaginados com a nova tecnologia até versões modernas que se adaptam a qualquer projeto de decoração e design que contam com todos os recursos e as funcionalidades que as peças de iluminação técnicas são capazes de proporcionar aos usuários do espaço. Um claro exemplo, foi o estande da García Requejo, com seu particular design biofílico que lembrava o filme Avatar, além do entusiasmante design contemporâneo da Robin. Ambas as marcas estrearam na Euroluce com originalidade, estilo e distinção.Paralelamente ao Euroluce, que decorreu nos pavilhões 9, 11, 13 e 15 do Rho Fieramilano, várias exposições foram organizadas, algumas delas imersivas com o intuito de mostrar os limites da iluminação e, sobretudo, como a tecnologia permite criar instalações de vanguarda. O objetivo foi despertar e conscientizar os participantes sobre a importância que a iluminação tem no nosso quotidiano, ao oferecer experiências imersivas que agregam valor ao design de interiores e sobre como é possível aproveitar melhor o espaço com sustentabilidade e eficiência energética. O intuito foi o de oferecer uma viagem sensorial única aos usuários ao proporcionar experiências leves aos participantes. Afinal, a iluminação desempenha um papel importante não apenas em residências e em espaços corporativos, bem como em espaços comerciais e de hotelaria.A exposição Cidade das Luzes, do artista Beppe Finessi, transformou a Euroluce em um cenário criativo de espaço e tempo contínuo que incluiu atividades multidisciplinares interconectadas. Em suma, tornou o evento em um espaço de descobertas e de reflexões sobre o passado e o presente, ao dialogar com a tecnologia, com a poesia, e a arquitetura com a arte.A exploração da luz com a arte em quatro exposições, capturam a essência da iluminação centrada no ser humano. A luz foi apresentada em todas as suas formas e expressões, tendo o programa sido apresentado por artistas de renome que exploram o tema da luz sob vários pontos de vista, criando experiências envolventes e esclarecedoras além de espetáculos iluminantes. A edição deste ano foi precedida por uma pesquisa, que teve como objetivo estudar as necessidades de expositores e visitantes, realizada por meio de 2.300 entrevistas e discussões. A narrativa da Euroluce, buscou explorar a relação entre a luz e o meio ambiente, ao contemplar a mudança para uma iluminação sustentável e centrada no ser humano. Os designers de iluminação centraram-se nos efeitos da luz no comportamento, no humor e na produtividade. Desse modo, criaram conceitos, de modo a acompanhar não apenas a evolução tecnológica, mas também as linhas de pensamento filosóficas.A exposição “Lâmpada Fiat – a Síndrome de Edison”, de autoria da cenógrafa italiana Martina Sanzarello, teve como objetivo prestar uma homenagem criativa à icônica lâmpada de bulbo transparente, por meio de uma criação de sequências de objetos que se transformam de sua finalidade primária e prática em objetos extraordinários. Sanzarello mergulhou na história da luminária de bulbo e a sua representação na arte e no design, por meio de uma seleção de lâmpadas que foram transformadas em esculturas de luz. As obras foram expostas em caixas de papelão em uma esteira rolante circular. Segundo ela, a ideia foi a de criar uma sensação de desestabilização, ao reproduzir um ambiente de produção em série com caixas idênticas para expor as obras como se estivessem todas no mesmo nível. No momento em que o visitante se aproxima e olha para dentro da caixa, é possível captar a singularidade de cada obra, mesmo com as mudanças de direção das esteiras, criando assim, algo íntimo, comum, único, frágil e ofuscante. Com isso, a magia da luz inscrita em um objeto chamado lâmpada torna-se um fetiche, icônico e endeusado.Já a exposição Bright Artifacts de autoria da arquiteta e jornalista Michele Calzavara, teve o intuito de transformar o o ambiente de forma única ao mostrar o poder da luz. A exposição apresentou fotografias arquitetônicas de interiores nas quais a iluminação artificial desempenha um papel de destaque. Fotografias noturnas que podem serem definidas como um estudo da dualidade, ao interpretar com espaços e volumes que evidenciam a relação de qualidades perceptivas opostas entre tons claros e escuros, ambientes abertos e fechados e locais públicos e privados. A exposição contou com a participação de designers conhecidos e pouco conhecidos e a fez distinguir das demais exposições de arquitetura, pelo fato de contar com a luz como substituto. E, quando se trata de luz, a fotografia é um dos mais adequados recursos para avaliar a influência da falta ou do excesso de luz no espaço. Vale destacar, que Bright Artifacts não é uma exposição fotográfica em sentido estrito, mas sim uma curta viagem por imagens que pontuam o design moderno e contemporâneo com interiores que contêm percepções luminosas surpreendentes aos olhos que conferem prazer ao ser humano e são capazes de alimentar novas ideias.O Salone del Mobile Milano tem se consagrado a cada ano um sucesso internacional, com presença marcante de visitantes asiáticos, depois de deixar para trás as restrições devido à pandemia. A normalidade regressou pelos corredores de cada um dos pavilhões e a luz foi a grande aposta que deslumbrou os projetistas de iluminação e compradores de peças que são autênticas obras de arte. Nesta edição, 65% dos compradores e profissionais do setor vieram do exterior. A China recuperou a posição de primeiro país depois da Itália, seguida por Alemanha, França, Estados Unidos e Espanha, com Brasil e Índia empatados. Ao todo foram mais de 5.400 jornalistas credenciados, sendo 47% deles provenientes de outros países.Segundo a presidente do Salone del Mobile Milano, Maria Porro, a 61ª edição salão foi um sucesso internacional que superou todas as expectativas, tendo em vista o elevado número de participantes, o que contribuiu com um resultado excepcional que ajudará a criar novas experiências aos próximos visitantes. Segundo ela, várias lições desta edição serão aproveitadas com o intuito de impulsionar o evento para um futuro sustentável. Afinal, a sustentabilidade é possível quando todo o sistema se une e novos conteúdos podem ser pensados e utilizados, para “gerar conhecimento, crescimento e valor” – complementou.Com muita atenção a sustentabilidade, tanto na organização quanto no desenvolvimento da feira, o Salone foi a primeira feira do setor a obter a certificação ISO 20121 para gestão sustentável de eventos, que já anunciou as datas da próxima edição, será realizada em Milão de 16 a 21 de abril de 2024.
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser HumanoArtigo sobre a Euroluce 2023, escrito pelo Lighting Designer Donato Contë para a Edição 123 da Revista Especializada em Iluminação Lume Arquitetura, em Agosto de 2023. Fotos por Peyvand Nedaei.Euroluce 2023: A Experiência Sensorial e Sustentável da Luz Voltada ao Ser Humano.A Euroluce foi o principal destaque da 61ª edição do Salone del Mobile, em Milão, que reuniu as principais empresas globais da indústria de iluminação, além dos mais conceituados designers que encantaram os entusiastas e os profissionais do setor com suas criativas e engenhosas soluções em produtos para iluminação técnica e decorativa.De 18 a 23 de abril, o tradicional centro de exposições da cidade italiana da Lombardia, Rho Feriamilano, se transformou e encantou a todos com o seu esplendor natural em uma inesquecível edição recorde do Salone del Mobile Milano, que também sediou quatro pavilhões da Euroluce, o evento bianual de iluminação. O evento contou com a participação de mais de 420 expositores de países e renomados designers famosos da indústria global.Durante os seis dias, o design, a luz, a tecnologia, a inovação e o uso de materiais orgânicos e sustentáveis foram os principais ingredientes da 61ª edição do salão do móvel que realçou o seu brilho com a Euroluce 2023 e fez de Milão a cidade da luz. Ao todo, mais de 2.000 marcas expositoras participaram com 34% delas provenientes de 37 países, incluindo 550 jovens designers de 31 países e 28 escolas e universidades de design de 18 diferentes países. Com um público recorde de 307.418 visitantes, a 61ª edição aumentou o número de visitantes em relação à edição anterior em 15%, em função do novo formato de exibição, idealizado pela empresa promotora de eventos Formafantasma. A Euroluce 2023 foi um sucesso absoluto em todos os sentidos que consagrou Milão como a capital mundial do design, e merecidamente, recebeu o título honorário de cidade da luz.Sob o lema 'City of Lights' (Cidade das Luzes), a cidade poeticamente se iluminou por dentro e por fora do salão. O conceito do evento procurou focar o tema da luz de modo abrangente, ao oferecer aos visitantes uma gama diversificada de experiências, incluindo arquitetura, design, fotografia e arte. Já no Fuorisalone, tradicional evento do design com instalações de interiores e de iluminação ao longo de variados pontos da cidade, surpreendeu a todos pelas suas centenas de propostas conceituais de iluminação inspiradoras e imersivas. O evento, que é exclusivamente destinado aos que não puderam comparecer ao Rho Fieramilano, se evidenciou como um encontro e uma experiência notória e marcante pela cidade mundial do design, com destaque especial para as exibições de design de interiores, a excepcional instalação do arquiteto e designer Carmelo Zappulla, do estúdio External Reference de Barcelona, exposta na Universidade de Milão, além da instalação interativa na sede da Occhio Lighting.A maior vitrine de iluminação do mundo tem sido um excelente estimulante para os milhares de visitantes ao redor do mundo, favorecida pelo novo formato do evento, no qual os participantes puderam experimentar e descobrir como a tecnologia se alinhou ao design, quando elementos-chave como 'Human Lighting Centric’, isto é, a iluminação voltada ao ser humano é evidenciada e é tida como uma preocupação constante com o meio-ambiente, além de ser um fator decisivo para idealizar e definir as novas coleções e tendências que são apresentadas ao público global com exclusividade.A organização também ofereceu uma alternativa às jovens promessas do design com menos de 35 anos. Trata-se do Salone Satellite, entre as quais, vários jovens designers como a venezuelana Andreína Raventós, expôs a sua espetacular série de luminárias Infinighty, que representam o caminho a seguir com os altos e baixos da carreira de designer. Feitos à mão com materiais naturais, exaltam as imperfeições dos processos humanos. As escolas de design, com seus talentosos e criativos alunos também apresentaram várias outras propostas eco sustentáveis, vários delas expostas no setor Ego Undesign.As propostas arquitetônicas da maior parte dos estandes dos expositores desta edição da Euroluce, foram complementadas com as tendências e as novidades de muitas das mais representativas grifes internacionais de iluminação, com destaque especial para os estandes das marcas: Bover, Serip, Ilfari, Slamp, Olev, Aldo Bernardi, Contardi, LVM, Cini & Nils, Lladró, FL, Siru, Italamp, Il Fanale, Goccia Illuminazione, Leucos, LZF, Penta, Bronzetto, Luxxu, Possoni Illuminazione, Euroluce – Light of Italy, Tom Dixon, Zafferano, Ailati Lights, Tokio, Fermob, Emotional Light, Flexa Lighting, Martinelli Luce, Pablo, Davide Groppi, Prolicht, From Lighting, Axolight, Venini, Buzzi Space, Bomma, Santa & Cole, And Light, Flos, Tooy, Fabbian, Rotaliana, Masiero, Brokis, Karman, Luce Plan, Castellani & Smith, Vesoi, Foscarini, Fontana Arte, Hind Rabii, Artemide, Firmamento Milano, Formagenda, Midgard, Danese Milano, O Luce, Pilke, Ideal Lux, Simes, Zava, Maze, Ole, García Requejo, Delight Full, Lux Cambra, Essential Home, FT, Cangini & Tucci, IPM Light, Tem, Aromas del Campo, Lumina, Sforzin, Intra Lighting, Leds C4, Proled, DCW Éditions, Beneito Faure, PUK, Cattaneo, Les Jardins. Hisle, And Costa, Luce & Light, 9010 Novantadieci, Linea Light, Vibia, Ambientec, Vimar, Stral, Pan, Fede Switch & Light, Design Luce, Forestier, Hollands Licht, Mawa, Vistosi, Estiluz e Proled. Sem falar, na impressionante instalação musical interativa de cristais boêmios da Preciosa Lighting e da estimulante nova coleção do Ingo Maurer, que surpreendeu a todos pelo fator inusitado e criativo. Em seu estante, também estiveram presentes clássicos repaginados considerados como referências do design de iluminação.O minimalismo, a tecnologia, a organicidade e o uso de materiais eco sustentáveis marcaram o conceito essencial presente maioria das coleções clássicas e contemporâneas, A aposta firme no LED integrado, esteve longe de prejudicar o trabalho dos designers e criadores de luminárias, que proporcionaram um espetáculo singular de criatividade, interação e de aperfeiçoamento, ao unir elementos do design de interiores com a luz artificial. O repertório incluiu peças decorativas de design variados, desde as apostas clássicas e modelos vintage repaginados com a nova tecnologia até versões modernas que se adaptam a qualquer projeto de decoração e design que contam com todos os recursos e as funcionalidades que as peças de iluminação técnicas são capazes de proporcionar aos usuários do espaço. Um claro exemplo, foi o estande da García Requejo, com seu particular design biofílico que lembrava o filme Avatar, além do entusiasmante design contemporâneo da Robin. Ambas as marcas estrearam na Euroluce com originalidade, estilo e distinção.Paralelamente ao Euroluce, que decorreu nos pavilhões 9, 11, 13 e 15 do Rho Fieramilano, várias exposições foram organizadas, algumas delas imersivas com o intuito de mostrar os limites da iluminação e, sobretudo, como a tecnologia permite criar instalações de vanguarda. O objetivo foi despertar e conscientizar os participantes sobre a importância que a iluminação tem no nosso quotidiano, ao oferecer experiências imersivas que agregam valor ao design de interiores e sobre como é possível aproveitar melhor o espaço com sustentabilidade e eficiência energética. O intuito foi o de oferecer uma viagem sensorial única aos usuários ao proporcionar experiências leves aos participantes. Afinal, a iluminação desempenha um papel importante não apenas em residências e em espaços corporativos, bem como em espaços comerciais e de hotelaria.A exposição Cidade das Luzes, do artista Beppe Finessi, transformou a Euroluce em um cenário criativo de espaço e tempo contínuo que incluiu atividades multidisciplinares interconectadas. Em suma, tornou o evento em um espaço de descobertas e de reflexões sobre o passado e o presente, ao dialogar com a tecnologia, com a poesia, e a arquitetura com a arte.A exploração da luz com a arte em quatro exposições, capturam a essência da iluminação centrada no ser humano. A luz foi apresentada em todas as suas formas e expressões, tendo o programa sido apresentado por artistas de renome que exploram o tema da luz sob vários pontos de vista, criando experiências envolventes e esclarecedoras além de espetáculos iluminantes. A edição deste ano foi precedida por uma pesquisa, que teve como objetivo estudar as necessidades de expositores e visitantes, realizada por meio de 2.300 entrevistas e discussões. A narrativa da Euroluce, buscou explorar a relação entre a luz e o meio ambiente, ao contemplar a mudança para uma iluminação sustentável e centrada no ser humano. Os designers de iluminação centraram-se nos efeitos da luz no comportamento, no humor e na produtividade. Desse modo, criaram conceitos, de modo a acompanhar não apenas a evolução tecnológica, mas também as linhas de pensamento filosóficas.A exposição “Lâmpada Fiat – a Síndrome de Edison”, de autoria da cenógrafa italiana Martina Sanzarello, teve como objetivo prestar uma homenagem criativa à icônica lâmpada de bulbo transparente, por meio de uma criação de sequências de objetos que se transformam de sua finalidade primária e prática em objetos extraordinários. Sanzarello mergulhou na história da luminária de bulbo e a sua representação na arte e no design, por meio de uma seleção de lâmpadas que foram transformadas em esculturas de luz. As obras foram expostas em caixas de papelão em uma esteira rolante circular. Segundo ela, a ideia foi a de criar uma sensação de desestabilização, ao reproduzir um ambiente de produção em série com caixas idênticas para expor as obras como se estivessem todas no mesmo nível. No momento em que o visitante se aproxima e olha para dentro da caixa, é possível captar a singularidade de cada obra, mesmo com as mudanças de direção das esteiras, criando assim, algo íntimo, comum, único, frágil e ofuscante. Com isso, a magia da luz inscrita em um objeto chamado lâmpada torna-se um fetiche, icônico e endeusado.Já a exposição Bright Artifacts de autoria da arquiteta e jornalista Michele Calzavara, teve o intuito de transformar o o ambiente de forma única ao mostrar o poder da luz. A exposição apresentou fotografias arquitetônicas de interiores nas quais a iluminação artificial desempenha um papel de destaque. Fotografias noturnas que podem serem definidas como um estudo da dualidade, ao interpretar com espaços e volumes que evidenciam a relação de qualidades perceptivas opostas entre tons claros e escuros, ambientes abertos e fechados e locais públicos e privados. A exposição contou com a participação de designers conhecidos e pouco conhecidos e a fez distinguir das demais exposições de arquitetura, pelo fato de contar com a luz como substituto. E, quando se trata de luz, a fotografia é um dos mais adequados recursos para avaliar a influência da falta ou do excesso de luz no espaço. Vale destacar, que Bright Artifacts não é uma exposição fotográfica em sentido estrito, mas sim uma curta viagem por imagens que pontuam o design moderno e contemporâneo com interiores que contêm percepções luminosas surpreendentes aos olhos que conferem prazer ao ser humano e são capazes de alimentar novas ideias.O Salone del Mobile Milano tem se consagrado a cada ano um sucesso internacional, com presença marcante de visitantes asiáticos, depois de deixar para trás as restrições devido à pandemia. A normalidade regressou pelos corredores de cada um dos pavilhões e a luz foi a grande aposta que deslumbrou os projetistas de iluminação e compradores de peças que são autênticas obras de arte. Nesta edição, 65% dos compradores e profissionais do setor vieram do exterior. A China recuperou a posição de primeiro país depois da Itália, seguida por Alemanha, França, Estados Unidos e Espanha, com Brasil e Índia empatados. Ao todo foram mais de 5.400 jornalistas credenciados, sendo 47% deles provenientes de outros países.Segundo a presidente do Salone del Mobile Milano, Maria Porro, a 61ª edição salão foi um sucesso internacional que superou todas as expectativas, tendo em vista o elevado número de participantes, o que contribuiu com um resultado excepcional que ajudará a criar novas experiências aos próximos visitantes. Segundo ela, várias lições desta edição serão aproveitadas com o intuito de impulsionar o evento para um futuro sustentável. Afinal, a sustentabilidade é possível quando todo o sistema se une e novos conteúdos podem ser pensados e utilizados, para “gerar conhecimento, crescimento e valor” – complementou.Com muita atenção a sustentabilidade, tanto na organização quanto no desenvolvimento da feira, o Salone foi a primeira feira do setor a obter a certificação ISO 20121 para gestão sustentável de eventos, que já anunciou as datas da próxima edição, será realizada em Milão de 16 a 21 de abril de 2024.
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser HumanoArtigo sobre a Euroluce 2023, escrito pelo Lighting Designer Donato Contë para a Edição 123 da Revista Especializada em Iluminação Lume Arquitetura, em Agosto de 2023. Fotos por Peyvand Nedaei.Euroluce 2023: A Experiência Sensorial e Sustentável da Luz Voltada ao Ser Humano.A Euroluce foi o principal destaque da 61ª edição do Salone del Mobile, em Milão, que reuniu as principais empresas globais da indústria de iluminação, além dos mais conceituados designers que encantaram os entusiastas e os profissionais do setor com suas criativas e engenhosas soluções em produtos para iluminação técnica e decorativa.De 18 a 23 de abril, o tradicional centro de exposições da cidade italiana da Lombardia, Rho Feriamilano, se transformou e encantou a todos com o seu esplendor natural em uma inesquecível edição recorde do Salone del Mobile Milano, que também sediou quatro pavilhões da Euroluce, o evento bianual de iluminação. O evento contou com a participação de mais de 420 expositores de países e renomados designers famosos da indústria global.Durante os seis dias, o design, a luz, a tecnologia, a inovação e o uso de materiais orgânicos e sustentáveis foram os principais ingredientes da 61ª edição do salão do móvel que realçou o seu brilho com a Euroluce 2023 e fez de Milão a cidade da luz. Ao todo, mais de 2.000 marcas expositoras participaram com 34% delas provenientes de 37 países, incluindo 550 jovens designers de 31 países e 28 escolas e universidades de design de 18 diferentes países. Com um público recorde de 307.418 visitantes, a 61ª edição aumentou o número de visitantes em relação à edição anterior em 15%, em função do novo formato de exibição, idealizado pela empresa promotora de eventos Formafantasma. A Euroluce 2023 foi um sucesso absoluto em todos os sentidos que consagrou Milão como a capital mundial do design, e merecidamente, recebeu o título honorário de cidade da luz.Sob o lema 'City of Lights' (Cidade das Luzes), a cidade poeticamente se iluminou por dentro e por fora do salão. O conceito do evento procurou focar o tema da luz de modo abrangente, ao oferecer aos visitantes uma gama diversificada de experiências, incluindo arquitetura, design, fotografia e arte. Já no Fuorisalone, tradicional evento do design com instalações de interiores e de iluminação ao longo de variados pontos da cidade, surpreendeu a todos pelas suas centenas de propostas conceituais de iluminação inspiradoras e imersivas. O evento, que é exclusivamente destinado aos que não puderam comparecer ao Rho Fieramilano, se evidenciou como um encontro e uma experiência notória e marcante pela cidade mundial do design, com destaque especial para as exibições de design de interiores, a excepcional instalação do arquiteto e designer Carmelo Zappulla, do estúdio External Reference de Barcelona, exposta na Universidade de Milão, além da instalação interativa na sede da Occhio Lighting.A maior vitrine de iluminação do mundo tem sido um excelente estimulante para os milhares de visitantes ao redor do mundo, favorecida pelo novo formato do evento, no qual os participantes puderam experimentar e descobrir como a tecnologia se alinhou ao design, quando elementos-chave como 'Human Lighting Centric’, isto é, a iluminação voltada ao ser humano é evidenciada e é tida como uma preocupação constante com o meio-ambiente, além de ser um fator decisivo para idealizar e definir as novas coleções e tendências que são apresentadas ao público global com exclusividade.A organização também ofereceu uma alternativa às jovens promessas do design com menos de 35 anos. Trata-se do Salone Satellite, entre as quais, vários jovens designers como a venezuelana Andreína Raventós, expôs a sua espetacular série de luminárias Infinighty, que representam o caminho a seguir com os altos e baixos da carreira de designer. Feitos à mão com materiais naturais, exaltam as imperfeições dos processos humanos. As escolas de design, com seus talentosos e criativos alunos também apresentaram várias outras propostas eco sustentáveis, vários delas expostas no setor Ego Undesign.As propostas arquitetônicas da maior parte dos estandes dos expositores desta edição da Euroluce, foram complementadas com as tendências e as novidades de muitas das mais representativas grifes internacionais de iluminação, com destaque especial para os estandes das marcas: Bover, Serip, Ilfari, Slamp, Olev, Aldo Bernardi, Contardi, LVM, Cini & Nils, Lladró, FL, Siru, Italamp, Il Fanale, Goccia Illuminazione, Leucos, LZF, Penta, Bronzetto, Luxxu, Possoni Illuminazione, Euroluce – Light of Italy, Tom Dixon, Zafferano, Ailati Lights, Tokio, Fermob, Emotional Light, Flexa Lighting, Martinelli Luce, Pablo, Davide Groppi, Prolicht, From Lighting, Axolight, Venini, Buzzi Space, Bomma, Santa & Cole, And Light, Flos, Tooy, Fabbian, Rotaliana, Masiero, Brokis, Karman, Luce Plan, Castellani & Smith, Vesoi, Foscarini, Fontana Arte, Hind Rabii, Artemide, Firmamento Milano, Formagenda, Midgard, Danese Milano, O Luce, Pilke, Ideal Lux, Simes, Zava, Maze, Ole, García Requejo, Delight Full, Lux Cambra, Essential Home, FT, Cangini & Tucci, IPM Light, Tem, Aromas del Campo, Lumina, Sforzin, Intra Lighting, Leds C4, Proled, DCW Éditions, Beneito Faure, PUK, Cattaneo, Les Jardins. Hisle, And Costa, Luce & Light, 9010 Novantadieci, Linea Light, Vibia, Ambientec, Vimar, Stral, Pan, Fede Switch & Light, Design Luce, Forestier, Hollands Licht, Mawa, Vistosi, Estiluz e Proled. Sem falar, na impressionante instalação musical interativa de cristais boêmios da Preciosa Lighting e da estimulante nova coleção do Ingo Maurer, que surpreendeu a todos pelo fator inusitado e criativo. Em seu estante, também estiveram presentes clássicos repaginados considerados como referências do design de iluminação.O minimalismo, a tecnologia, a organicidade e o uso de materiais eco sustentáveis marcaram o conceito essencial presente maioria das coleções clássicas e contemporâneas, A aposta firme no LED integrado, esteve longe de prejudicar o trabalho dos designers e criadores de luminárias, que proporcionaram um espetáculo singular de criatividade, interação e de aperfeiçoamento, ao unir elementos do design de interiores com a luz artificial. O repertório incluiu peças decorativas de design variados, desde as apostas clássicas e modelos vintage repaginados com a nova tecnologia até versões modernas que se adaptam a qualquer projeto de decoração e design que contam com todos os recursos e as funcionalidades que as peças de iluminação técnicas são capazes de proporcionar aos usuários do espaço. Um claro exemplo, foi o estande da García Requejo, com seu particular design biofílico que lembrava o filme Avatar, além do entusiasmante design contemporâneo da Robin. Ambas as marcas estrearam na Euroluce com originalidade, estilo e distinção.Paralelamente ao Euroluce, que decorreu nos pavilhões 9, 11, 13 e 15 do Rho Fieramilano, várias exposições foram organizadas, algumas delas imersivas com o intuito de mostrar os limites da iluminação e, sobretudo, como a tecnologia permite criar instalações de vanguarda. O objetivo foi despertar e conscientizar os participantes sobre a importância que a iluminação tem no nosso quotidiano, ao oferecer experiências imersivas que agregam valor ao design de interiores e sobre como é possível aproveitar melhor o espaço com sustentabilidade e eficiência energética. O intuito foi o de oferecer uma viagem sensorial única aos usuários ao proporcionar experiências leves aos participantes. Afinal, a iluminação desempenha um papel importante não apenas em residências e em espaços corporativos, bem como em espaços comerciais e de hotelaria.A exposição Cidade das Luzes, do artista Beppe Finessi, transformou a Euroluce em um cenário criativo de espaço e tempo contínuo que incluiu atividades multidisciplinares interconectadas. Em suma, tornou o evento em um espaço de descobertas e de reflexões sobre o passado e o presente, ao dialogar com a tecnologia, com a poesia, e a arquitetura com a arte.A exploração da luz com a arte em quatro exposições, capturam a essência da iluminação centrada no ser humano. A luz foi apresentada em todas as suas formas e expressões, tendo o programa sido apresentado por artistas de renome que exploram o tema da luz sob vários pontos de vista, criando experiências envolventes e esclarecedoras além de espetáculos iluminantes. A edição deste ano foi precedida por uma pesquisa, que teve como objetivo estudar as necessidades de expositores e visitantes, realizada por meio de 2.300 entrevistas e discussões. A narrativa da Euroluce, buscou explorar a relação entre a luz e o meio ambiente, ao contemplar a mudança para uma iluminação sustentável e centrada no ser humano. Os designers de iluminação centraram-se nos efeitos da luz no comportamento, no humor e na produtividade. Desse modo, criaram conceitos, de modo a acompanhar não apenas a evolução tecnológica, mas também as linhas de pensamento filosóficas.A exposição “Lâmpada Fiat – a Síndrome de Edison”, de autoria da cenógrafa italiana Martina Sanzarello, teve como objetivo prestar uma homenagem criativa à icônica lâmpada de bulbo transparente, por meio de uma criação de sequências de objetos que se transformam de sua finalidade primária e prática em objetos extraordinários. Sanzarello mergulhou na história da luminária de bulbo e a sua representação na arte e no design, por meio de uma seleção de lâmpadas que foram transformadas em esculturas de luz. As obras foram expostas em caixas de papelão em uma esteira rolante circular. Segundo ela, a ideia foi a de criar uma sensação de desestabilização, ao reproduzir um ambiente de produção em série com caixas idênticas para expor as obras como se estivessem todas no mesmo nível. No momento em que o visitante se aproxima e olha para dentro da caixa, é possível captar a singularidade de cada obra, mesmo com as mudanças de direção das esteiras, criando assim, algo íntimo, comum, único, frágil e ofuscante. Com isso, a magia da luz inscrita em um objeto chamado lâmpada torna-se um fetiche, icônico e endeusado.Já a exposição Bright Artifacts de autoria da arquiteta e jornalista Michele Calzavara, teve o intuito de transformar o o ambiente de forma única ao mostrar o poder da luz. A exposição apresentou fotografias arquitetônicas de interiores nas quais a iluminação artificial desempenha um papel de destaque. Fotografias noturnas que podem serem definidas como um estudo da dualidade, ao interpretar com espaços e volumes que evidenciam a relação de qualidades perceptivas opostas entre tons claros e escuros, ambientes abertos e fechados e locais públicos e privados. A exposição contou com a participação de designers conhecidos e pouco conhecidos e a fez distinguir das demais exposições de arquitetura, pelo fato de contar com a luz como substituto. E, quando se trata de luz, a fotografia é um dos mais adequados recursos para avaliar a influência da falta ou do excesso de luz no espaço. Vale destacar, que Bright Artifacts não é uma exposição fotográfica em sentido estrito, mas sim uma curta viagem por imagens que pontuam o design moderno e contemporâneo com interiores que contêm percepções luminosas surpreendentes aos olhos que conferem prazer ao ser humano e são capazes de alimentar novas ideias.O Salone del Mobile Milano tem se consagrado a cada ano um sucesso internacional, com presença marcante de visitantes asiáticos, depois de deixar para trás as restrições devido à pandemia. A normalidade regressou pelos corredores de cada um dos pavilhões e a luz foi a grande aposta que deslumbrou os projetistas de iluminação e compradores de peças que são autênticas obras de arte. Nesta edição, 65% dos compradores e profissionais do setor vieram do exterior. A China recuperou a posição de primeiro país depois da Itália, seguida por Alemanha, França, Estados Unidos e Espanha, com Brasil e Índia empatados. Ao todo foram mais de 5.400 jornalistas credenciados, sendo 47% deles provenientes de outros países.Segundo a presidente do Salone del Mobile Milano, Maria Porro, a 61ª edição salão foi um sucesso internacional que superou todas as expectativas, tendo em vista o elevado número de participantes, o que contribuiu com um resultado excepcional que ajudará a criar novas experiências aos próximos visitantes. Segundo ela, várias lições desta edição serão aproveitadas com o intuito de impulsionar o evento para um futuro sustentável. Afinal, a sustentabilidade é possível quando todo o sistema se une e novos conteúdos podem ser pensados e utilizados, para “gerar conhecimento, crescimento e valor” – complementou.Com muita atenção a sustentabilidade, tanto na organização quanto no desenvolvimento da feira, o Salone foi a primeira feira do setor a obter a certificação ISO 20121 para gestão sustentável de eventos, que já anunciou as datas da próxima edição, será realizada em Milão de 16 a 21 de abril de 2024.
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser HumanoArtigo sobre a Euroluce 2023, escrito pelo Lighting Designer Donato Contë para a Edição 123 da Revista Especializada em Iluminação Lume Arquitetura, em Agosto de 2023. Fotos por Peyvand Nedaei.Euroluce 2023: A Experiência Sensorial e Sustentável da Luz Voltada ao Ser Humano.A Euroluce foi o principal destaque da 61ª edição do Salone del Mobile, em Milão, que reuniu as principais empresas globais da indústria de iluminação, além dos mais conceituados designers que encantaram os entusiastas e os profissionais do setor com suas criativas e engenhosas soluções em produtos para iluminação técnica e decorativa.De 18 a 23 de abril, o tradicional centro de exposições da cidade italiana da Lombardia, Rho Feriamilano, se transformou e encantou a todos com o seu esplendor natural em uma inesquecível edição recorde do Salone del Mobile Milano, que também sediou quatro pavilhões da Euroluce, o evento bianual de iluminação. O evento contou com a participação de mais de 420 expositores de países e renomados designers famosos da indústria global.Durante os seis dias, o design, a luz, a tecnologia, a inovação e o uso de materiais orgânicos e sustentáveis foram os principais ingredientes da 61ª edição do salão do móvel que realçou o seu brilho com a Euroluce 2023 e fez de Milão a cidade da luz. Ao todo, mais de 2.000 marcas expositoras participaram com 34% delas provenientes de 37 países, incluindo 550 jovens designers de 31 países e 28 escolas e universidades de design de 18 diferentes países. Com um público recorde de 307.418 visitantes, a 61ª edição aumentou o número de visitantes em relação à edição anterior em 15%, em função do novo formato de exibição, idealizado pela empresa promotora de eventos Formafantasma. A Euroluce 2023 foi um sucesso absoluto em todos os sentidos que consagrou Milão como a capital mundial do design, e merecidamente, recebeu o título honorário de cidade da luz.Sob o lema 'City of Lights' (Cidade das Luzes), a cidade poeticamente se iluminou por dentro e por fora do salão. O conceito do evento procurou focar o tema da luz de modo abrangente, ao oferecer aos visitantes uma gama diversificada de experiências, incluindo arquitetura, design, fotografia e arte. Já no Fuorisalone, tradicional evento do design com instalações de interiores e de iluminação ao longo de variados pontos da cidade, surpreendeu a todos pelas suas centenas de propostas conceituais de iluminação inspiradoras e imersivas. O evento, que é exclusivamente destinado aos que não puderam comparecer ao Rho Fieramilano, se evidenciou como um encontro e uma experiência notória e marcante pela cidade mundial do design, com destaque especial para as exibições de design de interiores, a excepcional instalação do arquiteto e designer Carmelo Zappulla, do estúdio External Reference de Barcelona, exposta na Universidade de Milão, além da instalação interativa na sede da Occhio Lighting.A maior vitrine de iluminação do mundo tem sido um excelente estimulante para os milhares de visitantes ao redor do mundo, favorecida pelo novo formato do evento, no qual os participantes puderam experimentar e descobrir como a tecnologia se alinhou ao design, quando elementos-chave como 'Human Lighting Centric’, isto é, a iluminação voltada ao ser humano é evidenciada e é tida como uma preocupação constante com o meio-ambiente, além de ser um fator decisivo para idealizar e definir as novas coleções e tendências que são apresentadas ao público global com exclusividade.A organização também ofereceu uma alternativa às jovens promessas do design com menos de 35 anos. Trata-se do Salone Satellite, entre as quais, vários jovens designers como a venezuelana Andreína Raventós, expôs a sua espetacular série de luminárias Infinighty, que representam o caminho a seguir com os altos e baixos da carreira de designer. Feitos à mão com materiais naturais, exaltam as imperfeições dos processos humanos. As escolas de design, com seus talentosos e criativos alunos também apresentaram várias outras propostas eco sustentáveis, vários delas expostas no setor Ego Undesign.As propostas arquitetônicas da maior parte dos estandes dos expositores desta edição da Euroluce, foram complementadas com as tendências e as novidades de muitas das mais representativas grifes internacionais de iluminação, com destaque especial para os estandes das marcas: Bover, Serip, Ilfari, Slamp, Olev, Aldo Bernardi, Contardi, LVM, Cini & Nils, Lladró, FL, Siru, Italamp, Il Fanale, Goccia Illuminazione, Leucos, LZF, Penta, Bronzetto, Luxxu, Possoni Illuminazione, Euroluce – Light of Italy, Tom Dixon, Zafferano, Ailati Lights, Tokio, Fermob, Emotional Light, Flexa Lighting, Martinelli Luce, Pablo, Davide Groppi, Prolicht, From Lighting, Axolight, Venini, Buzzi Space, Bomma, Santa & Cole, And Light, Flos, Tooy, Fabbian, Rotaliana, Masiero, Brokis, Karman, Luce Plan, Castellani & Smith, Vesoi, Foscarini, Fontana Arte, Hind Rabii, Artemide, Firmamento Milano, Formagenda, Midgard, Danese Milano, O Luce, Pilke, Ideal Lux, Simes, Zava, Maze, Ole, García Requejo, Delight Full, Lux Cambra, Essential Home, FT, Cangini & Tucci, IPM Light, Tem, Aromas del Campo, Lumina, Sforzin, Intra Lighting, Leds C4, Proled, DCW Éditions, Beneito Faure, PUK, Cattaneo, Les Jardins. Hisle, And Costa, Luce & Light, 9010 Novantadieci, Linea Light, Vibia, Ambientec, Vimar, Stral, Pan, Fede Switch & Light, Design Luce, Forestier, Hollands Licht, Mawa, Vistosi, Estiluz e Proled. Sem falar, na impressionante instalação musical interativa de cristais boêmios da Preciosa Lighting e da estimulante nova coleção do Ingo Maurer, que surpreendeu a todos pelo fator inusitado e criativo. Em seu estante, também estiveram presentes clássicos repaginados considerados como referências do design de iluminação.O minimalismo, a tecnologia, a organicidade e o uso de materiais eco sustentáveis marcaram o conceito essencial presente maioria das coleções clássicas e contemporâneas, A aposta firme no LED integrado, esteve longe de prejudicar o trabalho dos designers e criadores de luminárias, que proporcionaram um espetáculo singular de criatividade, interação e de aperfeiçoamento, ao unir elementos do design de interiores com a luz artificial. O repertório incluiu peças decorativas de design variados, desde as apostas clássicas e modelos vintage repaginados com a nova tecnologia até versões modernas que se adaptam a qualquer projeto de decoração e design que contam com todos os recursos e as funcionalidades que as peças de iluminação técnicas são capazes de proporcionar aos usuários do espaço. Um claro exemplo, foi o estande da García Requejo, com seu particular design biofílico que lembrava o filme Avatar, além do entusiasmante design contemporâneo da Robin. Ambas as marcas estrearam na Euroluce com originalidade, estilo e distinção.Paralelamente ao Euroluce, que decorreu nos pavilhões 9, 11, 13 e 15 do Rho Fieramilano, várias exposições foram organizadas, algumas delas imersivas com o intuito de mostrar os limites da iluminação e, sobretudo, como a tecnologia permite criar instalações de vanguarda. O objetivo foi despertar e conscientizar os participantes sobre a importância que a iluminação tem no nosso quotidiano, ao oferecer experiências imersivas que agregam valor ao design de interiores e sobre como é possível aproveitar melhor o espaço com sustentabilidade e eficiência energética. O intuito foi o de oferecer uma viagem sensorial única aos usuários ao proporcionar experiências leves aos participantes. Afinal, a iluminação desempenha um papel importante não apenas em residências e em espaços corporativos, bem como em espaços comerciais e de hotelaria.A exposição Cidade das Luzes, do artista Beppe Finessi, transformou a Euroluce em um cenário criativo de espaço e tempo contínuo que incluiu atividades multidisciplinares interconectadas. Em suma, tornou o evento em um espaço de descobertas e de reflexões sobre o passado e o presente, ao dialogar com a tecnologia, com a poesia, e a arquitetura com a arte.A exploração da luz com a arte em quatro exposições, capturam a essência da iluminação centrada no ser humano. A luz foi apresentada em todas as suas formas e expressões, tendo o programa sido apresentado por artistas de renome que exploram o tema da luz sob vários pontos de vista, criando experiências envolventes e esclarecedoras além de espetáculos iluminantes. A edição deste ano foi precedida por uma pesquisa, que teve como objetivo estudar as necessidades de expositores e visitantes, realizada por meio de 2.300 entrevistas e discussões. A narrativa da Euroluce, buscou explorar a relação entre a luz e o meio ambiente, ao contemplar a mudança para uma iluminação sustentável e centrada no ser humano. Os designers de iluminação centraram-se nos efeitos da luz no comportamento, no humor e na produtividade. Desse modo, criaram conceitos, de modo a acompanhar não apenas a evolução tecnológica, mas também as linhas de pensamento filosóficas.A exposição “Lâmpada Fiat – a Síndrome de Edison”, de autoria da cenógrafa italiana Martina Sanzarello, teve como objetivo prestar uma homenagem criativa à icônica lâmpada de bulbo transparente, por meio de uma criação de sequências de objetos que se transformam de sua finalidade primária e prática em objetos extraordinários. Sanzarello mergulhou na história da luminária de bulbo e a sua representação na arte e no design, por meio de uma seleção de lâmpadas que foram transformadas em esculturas de luz. As obras foram expostas em caixas de papelão em uma esteira rolante circular. Segundo ela, a ideia foi a de criar uma sensação de desestabilização, ao reproduzir um ambiente de produção em série com caixas idênticas para expor as obras como se estivessem todas no mesmo nível. No momento em que o visitante se aproxima e olha para dentro da caixa, é possível captar a singularidade de cada obra, mesmo com as mudanças de direção das esteiras, criando assim, algo íntimo, comum, único, frágil e ofuscante. Com isso, a magia da luz inscrita em um objeto chamado lâmpada torna-se um fetiche, icônico e endeusado.Já a exposição Bright Artifacts de autoria da arquiteta e jornalista Michele Calzavara, teve o intuito de transformar o o ambiente de forma única ao mostrar o poder da luz. A exposição apresentou fotografias arquitetônicas de interiores nas quais a iluminação artificial desempenha um papel de destaque. Fotografias noturnas que podem serem definidas como um estudo da dualidade, ao interpretar com espaços e volumes que evidenciam a relação de qualidades perceptivas opostas entre tons claros e escuros, ambientes abertos e fechados e locais públicos e privados. A exposição contou com a participação de designers conhecidos e pouco conhecidos e a fez distinguir das demais exposições de arquitetura, pelo fato de contar com a luz como substituto. E, quando se trata de luz, a fotografia é um dos mais adequados recursos para avaliar a influência da falta ou do excesso de luz no espaço. Vale destacar, que Bright Artifacts não é uma exposição fotográfica em sentido estrito, mas sim uma curta viagem por imagens que pontuam o design moderno e contemporâneo com interiores que contêm percepções luminosas surpreendentes aos olhos que conferem prazer ao ser humano e são capazes de alimentar novas ideias.O Salone del Mobile Milano tem se consagrado a cada ano um sucesso internacional, com presença marcante de visitantes asiáticos, depois de deixar para trás as restrições devido à pandemia. A normalidade regressou pelos corredores de cada um dos pavilhões e a luz foi a grande aposta que deslumbrou os projetistas de iluminação e compradores de peças que são autênticas obras de arte. Nesta edição, 65% dos compradores e profissionais do setor vieram do exterior. A China recuperou a posição de primeiro país depois da Itália, seguida por Alemanha, França, Estados Unidos e Espanha, com Brasil e Índia empatados. Ao todo foram mais de 5.400 jornalistas credenciados, sendo 47% deles provenientes de outros países.Segundo a presidente do Salone del Mobile Milano, Maria Porro, a 61ª edição salão foi um sucesso internacional que superou todas as expectativas, tendo em vista o elevado número de participantes, o que contribuiu com um resultado excepcional que ajudará a criar novas experiências aos próximos visitantes. Segundo ela, várias lições desta edição serão aproveitadas com o intuito de impulsionar o evento para um futuro sustentável. Afinal, a sustentabilidade é possível quando todo o sistema se une e novos conteúdos podem ser pensados e utilizados, para “gerar conhecimento, crescimento e valor” – complementou.Com muita atenção a sustentabilidade, tanto na organização quanto no desenvolvimento da feira, o Salone foi a primeira feira do setor a obter a certificação ISO 20121 para gestão sustentável de eventos, que já anunciou as datas da próxima edição, será realizada em Milão de 16 a 21 de abril de 2024.
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser HumanoArtigo sobre a Euroluce 2023, escrito pelo Lighting Designer Donato Contë para a Edição 123 da Revista Especializada em Iluminação Lume Arquitetura, em Agosto de 2023. Fotos por Peyvand Nedaei.Euroluce 2023: A Experiência Sensorial e Sustentável da Luz Voltada ao Ser Humano.A Euroluce foi o principal destaque da 61ª edição do Salone del Mobile, em Milão, que reuniu as principais empresas globais da indústria de iluminação, além dos mais conceituados designers que encantaram os entusiastas e os profissionais do setor com suas criativas e engenhosas soluções em produtos para iluminação técnica e decorativa.De 18 a 23 de abril, o tradicional centro de exposições da cidade italiana da Lombardia, Rho Feriamilano, se transformou e encantou a todos com o seu esplendor natural em uma inesquecível edição recorde do Salone del Mobile Milano, que também sediou quatro pavilhões da Euroluce, o evento bianual de iluminação. O evento contou com a participação de mais de 420 expositores de países e renomados designers famosos da indústria global.Durante os seis dias, o design, a luz, a tecnologia, a inovação e o uso de materiais orgânicos e sustentáveis foram os principais ingredientes da 61ª edição do salão do móvel que realçou o seu brilho com a Euroluce 2023 e fez de Milão a cidade da luz. Ao todo, mais de 2.000 marcas expositoras participaram com 34% delas provenientes de 37 países, incluindo 550 jovens designers de 31 países e 28 escolas e universidades de design de 18 diferentes países. Com um público recorde de 307.418 visitantes, a 61ª edição aumentou o número de visitantes em relação à edição anterior em 15%, em função do novo formato de exibição, idealizado pela empresa promotora de eventos Formafantasma. A Euroluce 2023 foi um sucesso absoluto em todos os sentidos que consagrou Milão como a capital mundial do design, e merecidamente, recebeu o título honorário de cidade da luz.Sob o lema 'City of Lights' (Cidade das Luzes), a cidade poeticamente se iluminou por dentro e por fora do salão. O conceito do evento procurou focar o tema da luz de modo abrangente, ao oferecer aos visitantes uma gama diversificada de experiências, incluindo arquitetura, design, fotografia e arte. Já no Fuorisalone, tradicional evento do design com instalações de interiores e de iluminação ao longo de variados pontos da cidade, surpreendeu a todos pelas suas centenas de propostas conceituais de iluminação inspiradoras e imersivas. O evento, que é exclusivamente destinado aos que não puderam comparecer ao Rho Fieramilano, se evidenciou como um encontro e uma experiência notória e marcante pela cidade mundial do design, com destaque especial para as exibições de design de interiores, a excepcional instalação do arquiteto e designer Carmelo Zappulla, do estúdio External Reference de Barcelona, exposta na Universidade de Milão, além da instalação interativa na sede da Occhio Lighting.A maior vitrine de iluminação do mundo tem sido um excelente estimulante para os milhares de visitantes ao redor do mundo, favorecida pelo novo formato do evento, no qual os participantes puderam experimentar e descobrir como a tecnologia se alinhou ao design, quando elementos-chave como 'Human Lighting Centric’, isto é, a iluminação voltada ao ser humano é evidenciada e é tida como uma preocupação constante com o meio-ambiente, além de ser um fator decisivo para idealizar e definir as novas coleções e tendências que são apresentadas ao público global com exclusividade.A organização também ofereceu uma alternativa às jovens promessas do design com menos de 35 anos. Trata-se do Salone Satellite, entre as quais, vários jovens designers como a venezuelana Andreína Raventós, expôs a sua espetacular série de luminárias Infinighty, que representam o caminho a seguir com os altos e baixos da carreira de designer. Feitos à mão com materiais naturais, exaltam as imperfeições dos processos humanos. As escolas de design, com seus talentosos e criativos alunos também apresentaram várias outras propostas eco sustentáveis, vários delas expostas no setor Ego Undesign.As propostas arquitetônicas da maior parte dos estandes dos expositores desta edição da Euroluce, foram complementadas com as tendências e as novidades de muitas das mais representativas grifes internacionais de iluminação, com destaque especial para os estandes das marcas: Bover, Serip, Ilfari, Slamp, Olev, Aldo Bernardi, Contardi, LVM, Cini & Nils, Lladró, FL, Siru, Italamp, Il Fanale, Goccia Illuminazione, Leucos, LZF, Penta, Bronzetto, Luxxu, Possoni Illuminazione, Euroluce – Light of Italy, Tom Dixon, Zafferano, Ailati Lights, Tokio, Fermob, Emotional Light, Flexa Lighting, Martinelli Luce, Pablo, Davide Groppi, Prolicht, From Lighting, Axolight, Venini, Buzzi Space, Bomma, Santa & Cole, And Light, Flos, Tooy, Fabbian, Rotaliana, Masiero, Brokis, Karman, Luce Plan, Castellani & Smith, Vesoi, Foscarini, Fontana Arte, Hind Rabii, Artemide, Firmamento Milano, Formagenda, Midgard, Danese Milano, O Luce, Pilke, Ideal Lux, Simes, Zava, Maze, Ole, García Requejo, Delight Full, Lux Cambra, Essential Home, FT, Cangini & Tucci, IPM Light, Tem, Aromas del Campo, Lumina, Sforzin, Intra Lighting, Leds C4, Proled, DCW Éditions, Beneito Faure, PUK, Cattaneo, Les Jardins. Hisle, And Costa, Luce & Light, 9010 Novantadieci, Linea Light, Vibia, Ambientec, Vimar, Stral, Pan, Fede Switch & Light, Design Luce, Forestier, Hollands Licht, Mawa, Vistosi, Estiluz e Proled. Sem falar, na impressionante instalação musical interativa de cristais boêmios da Preciosa Lighting e da estimulante nova coleção do Ingo Maurer, que surpreendeu a todos pelo fator inusitado e criativo. Em seu estante, também estiveram presentes clássicos repaginados considerados como referências do design de iluminação.O minimalismo, a tecnologia, a organicidade e o uso de materiais eco sustentáveis marcaram o conceito essencial presente maioria das coleções clássicas e contemporâneas, A aposta firme no LED integrado, esteve longe de prejudicar o trabalho dos designers e criadores de luminárias, que proporcionaram um espetáculo singular de criatividade, interação e de aperfeiçoamento, ao unir elementos do design de interiores com a luz artificial. O repertório incluiu peças decorativas de design variados, desde as apostas clássicas e modelos vintage repaginados com a nova tecnologia até versões modernas que se adaptam a qualquer projeto de decoração e design que contam com todos os recursos e as funcionalidades que as peças de iluminação técnicas são capazes de proporcionar aos usuários do espaço. Um claro exemplo, foi o estande da García Requejo, com seu particular design biofílico que lembrava o filme Avatar, além do entusiasmante design contemporâneo da Robin. Ambas as marcas estrearam na Euroluce com originalidade, estilo e distinção.Paralelamente ao Euroluce, que decorreu nos pavilhões 9, 11, 13 e 15 do Rho Fieramilano, várias exposições foram organizadas, algumas delas imersivas com o intuito de mostrar os limites da iluminação e, sobretudo, como a tecnologia permite criar instalações de vanguarda. O objetivo foi despertar e conscientizar os participantes sobre a importância que a iluminação tem no nosso quotidiano, ao oferecer experiências imersivas que agregam valor ao design de interiores e sobre como é possível aproveitar melhor o espaço com sustentabilidade e eficiência energética. O intuito foi o de oferecer uma viagem sensorial única aos usuários ao proporcionar experiências leves aos participantes. Afinal, a iluminação desempenha um papel importante não apenas em residências e em espaços corporativos, bem como em espaços comerciais e de hotelaria.A exposição Cidade das Luzes, do artista Beppe Finessi, transformou a Euroluce em um cenário criativo de espaço e tempo contínuo que incluiu atividades multidisciplinares interconectadas. Em suma, tornou o evento em um espaço de descobertas e de reflexões sobre o passado e o presente, ao dialogar com a tecnologia, com a poesia, e a arquitetura com a arte.A exploração da luz com a arte em quatro exposições, capturam a essência da iluminação centrada no ser humano. A luz foi apresentada em todas as suas formas e expressões, tendo o programa sido apresentado por artistas de renome que exploram o tema da luz sob vários pontos de vista, criando experiências envolventes e esclarecedoras além de espetáculos iluminantes. A edição deste ano foi precedida por uma pesquisa, que teve como objetivo estudar as necessidades de expositores e visitantes, realizada por meio de 2.300 entrevistas e discussões. A narrativa da Euroluce, buscou explorar a relação entre a luz e o meio ambiente, ao contemplar a mudança para uma iluminação sustentável e centrada no ser humano. Os designers de iluminação centraram-se nos efeitos da luz no comportamento, no humor e na produtividade. Desse modo, criaram conceitos, de modo a acompanhar não apenas a evolução tecnológica, mas também as linhas de pensamento filosóficas.A exposição “Lâmpada Fiat – a Síndrome de Edison”, de autoria da cenógrafa italiana Martina Sanzarello, teve como objetivo prestar uma homenagem criativa à icônica lâmpada de bulbo transparente, por meio de uma criação de sequências de objetos que se transformam de sua finalidade primária e prática em objetos extraordinários. Sanzarello mergulhou na história da luminária de bulbo e a sua representação na arte e no design, por meio de uma seleção de lâmpadas que foram transformadas em esculturas de luz. As obras foram expostas em caixas de papelão em uma esteira rolante circular. Segundo ela, a ideia foi a de criar uma sensação de desestabilização, ao reproduzir um ambiente de produção em série com caixas idênticas para expor as obras como se estivessem todas no mesmo nível. No momento em que o visitante se aproxima e olha para dentro da caixa, é possível captar a singularidade de cada obra, mesmo com as mudanças de direção das esteiras, criando assim, algo íntimo, comum, único, frágil e ofuscante. Com isso, a magia da luz inscrita em um objeto chamado lâmpada torna-se um fetiche, icônico e endeusado.Já a exposição Bright Artifacts de autoria da arquiteta e jornalista Michele Calzavara, teve o intuito de transformar o o ambiente de forma única ao mostrar o poder da luz. A exposição apresentou fotografias arquitetônicas de interiores nas quais a iluminação artificial desempenha um papel de destaque. Fotografias noturnas que podem serem definidas como um estudo da dualidade, ao interpretar com espaços e volumes que evidenciam a relação de qualidades perceptivas opostas entre tons claros e escuros, ambientes abertos e fechados e locais públicos e privados. A exposição contou com a participação de designers conhecidos e pouco conhecidos e a fez distinguir das demais exposições de arquitetura, pelo fato de contar com a luz como substituto. E, quando se trata de luz, a fotografia é um dos mais adequados recursos para avaliar a influência da falta ou do excesso de luz no espaço. Vale destacar, que Bright Artifacts não é uma exposição fotográfica em sentido estrito, mas sim uma curta viagem por imagens que pontuam o design moderno e contemporâneo com interiores que contêm percepções luminosas surpreendentes aos olhos que conferem prazer ao ser humano e são capazes de alimentar novas ideias.O Salone del Mobile Milano tem se consagrado a cada ano um sucesso internacional, com presença marcante de visitantes asiáticos, depois de deixar para trás as restrições devido à pandemia. A normalidade regressou pelos corredores de cada um dos pavilhões e a luz foi a grande aposta que deslumbrou os projetistas de iluminação e compradores de peças que são autênticas obras de arte. Nesta edição, 65% dos compradores e profissionais do setor vieram do exterior. A China recuperou a posição de primeiro país depois da Itália, seguida por Alemanha, França, Estados Unidos e Espanha, com Brasil e Índia empatados. Ao todo foram mais de 5.400 jornalistas credenciados, sendo 47% deles provenientes de outros países.Segundo a presidente do Salone del Mobile Milano, Maria Porro, a 61ª edição salão foi um sucesso internacional que superou todas as expectativas, tendo em vista o elevado número de participantes, o que contribuiu com um resultado excepcional que ajudará a criar novas experiências aos próximos visitantes. Segundo ela, várias lições desta edição serão aproveitadas com o intuito de impulsionar o evento para um futuro sustentável. Afinal, a sustentabilidade é possível quando todo o sistema se une e novos conteúdos podem ser pensados e utilizados, para “gerar conhecimento, crescimento e valor” – complementou.Com muita atenção a sustentabilidade, tanto na organização quanto no desenvolvimento da feira, o Salone foi a primeira feira do setor a obter a certificação ISO 20121 para gestão sustentável de eventos, que já anunciou as datas da próxima edição, será realizada em Milão de 16 a 21 de abril de 2024.
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser HumanoArtigo sobre a Euroluce 2023, escrito pelo Lighting Designer Donato Contë para a Edição 123 da Revista Especializada em Iluminação Lume Arquitetura, em Agosto de 2023. Fotos por Peyvand Nedaei.Euroluce 2023: A Experiência Sensorial e Sustentável da Luz Voltada ao Ser Humano.A Euroluce foi o principal destaque da 61ª edição do Salone del Mobile, em Milão, que reuniu as principais empresas globais da indústria de iluminação, além dos mais conceituados designers que encantaram os entusiastas e os profissionais do setor com suas criativas e engenhosas soluções em produtos para iluminação técnica e decorativa.De 18 a 23 de abril, o tradicional centro de exposições da cidade italiana da Lombardia, Rho Feriamilano, se transformou e encantou a todos com o seu esplendor natural em uma inesquecível edição recorde do Salone del Mobile Milano, que também sediou quatro pavilhões da Euroluce, o evento bianual de iluminação. O evento contou com a participação de mais de 420 expositores de países e renomados designers famosos da indústria global.Durante os seis dias, o design, a luz, a tecnologia, a inovação e o uso de materiais orgânicos e sustentáveis foram os principais ingredientes da 61ª edição do salão do móvel que realçou o seu brilho com a Euroluce 2023 e fez de Milão a cidade da luz. Ao todo, mais de 2.000 marcas expositoras participaram com 34% delas provenientes de 37 países, incluindo 550 jovens designers de 31 países e 28 escolas e universidades de design de 18 diferentes países. Com um público recorde de 307.418 visitantes, a 61ª edição aumentou o número de visitantes em relação à edição anterior em 15%, em função do novo formato de exibição, idealizado pela empresa promotora de eventos Formafantasma. A Euroluce 2023 foi um sucesso absoluto em todos os sentidos que consagrou Milão como a capital mundial do design, e merecidamente, recebeu o título honorário de cidade da luz.Sob o lema 'City of Lights' (Cidade das Luzes), a cidade poeticamente se iluminou por dentro e por fora do salão. O conceito do evento procurou focar o tema da luz de modo abrangente, ao oferecer aos visitantes uma gama diversificada de experiências, incluindo arquitetura, design, fotografia e arte. Já no Fuorisalone, tradicional evento do design com instalações de interiores e de iluminação ao longo de variados pontos da cidade, surpreendeu a todos pelas suas centenas de propostas conceituais de iluminação inspiradoras e imersivas. O evento, que é exclusivamente destinado aos que não puderam comparecer ao Rho Fieramilano, se evidenciou como um encontro e uma experiência notória e marcante pela cidade mundial do design, com destaque especial para as exibições de design de interiores, a excepcional instalação do arquiteto e designer Carmelo Zappulla, do estúdio External Reference de Barcelona, exposta na Universidade de Milão, além da instalação interativa na sede da Occhio Lighting.A maior vitrine de iluminação do mundo tem sido um excelente estimulante para os milhares de visitantes ao redor do mundo, favorecida pelo novo formato do evento, no qual os participantes puderam experimentar e descobrir como a tecnologia se alinhou ao design, quando elementos-chave como 'Human Lighting Centric’, isto é, a iluminação voltada ao ser humano é evidenciada e é tida como uma preocupação constante com o meio-ambiente, além de ser um fator decisivo para idealizar e definir as novas coleções e tendências que são apresentadas ao público global com exclusividade.A organização também ofereceu uma alternativa às jovens promessas do design com menos de 35 anos. Trata-se do Salone Satellite, entre as quais, vários jovens designers como a venezuelana Andreína Raventós, expôs a sua espetacular série de luminárias Infinighty, que representam o caminho a seguir com os altos e baixos da carreira de designer. Feitos à mão com materiais naturais, exaltam as imperfeições dos processos humanos. As escolas de design, com seus talentosos e criativos alunos também apresentaram várias outras propostas eco sustentáveis, vários delas expostas no setor Ego Undesign.As propostas arquitetônicas da maior parte dos estandes dos expositores desta edição da Euroluce, foram complementadas com as tendências e as novidades de muitas das mais representativas grifes internacionais de iluminação, com destaque especial para os estandes das marcas: Bover, Serip, Ilfari, Slamp, Olev, Aldo Bernardi, Contardi, LVM, Cini & Nils, Lladró, FL, Siru, Italamp, Il Fanale, Goccia Illuminazione, Leucos, LZF, Penta, Bronzetto, Luxxu, Possoni Illuminazione, Euroluce – Light of Italy, Tom Dixon, Zafferano, Ailati Lights, Tokio, Fermob, Emotional Light, Flexa Lighting, Martinelli Luce, Pablo, Davide Groppi, Prolicht, From Lighting, Axolight, Venini, Buzzi Space, Bomma, Santa & Cole, And Light, Flos, Tooy, Fabbian, Rotaliana, Masiero, Brokis, Karman, Luce Plan, Castellani & Smith, Vesoi, Foscarini, Fontana Arte, Hind Rabii, Artemide, Firmamento Milano, Formagenda, Midgard, Danese Milano, O Luce, Pilke, Ideal Lux, Simes, Zava, Maze, Ole, García Requejo, Delight Full, Lux Cambra, Essential Home, FT, Cangini & Tucci, IPM Light, Tem, Aromas del Campo, Lumina, Sforzin, Intra Lighting, Leds C4, Proled, DCW Éditions, Beneito Faure, PUK, Cattaneo, Les Jardins. Hisle, And Costa, Luce & Light, 9010 Novantadieci, Linea Light, Vibia, Ambientec, Vimar, Stral, Pan, Fede Switch & Light, Design Luce, Forestier, Hollands Licht, Mawa, Vistosi, Estiluz e Proled. Sem falar, na impressionante instalação musical interativa de cristais boêmios da Preciosa Lighting e da estimulante nova coleção do Ingo Maurer, que surpreendeu a todos pelo fator inusitado e criativo. Em seu estante, também estiveram presentes clássicos repaginados considerados como referências do design de iluminação.O minimalismo, a tecnologia, a organicidade e o uso de materiais eco sustentáveis marcaram o conceito essencial presente maioria das coleções clássicas e contemporâneas, A aposta firme no LED integrado, esteve longe de prejudicar o trabalho dos designers e criadores de luminárias, que proporcionaram um espetáculo singular de criatividade, interação e de aperfeiçoamento, ao unir elementos do design de interiores com a luz artificial. O repertório incluiu peças decorativas de design variados, desde as apostas clássicas e modelos vintage repaginados com a nova tecnologia até versões modernas que se adaptam a qualquer projeto de decoração e design que contam com todos os recursos e as funcionalidades que as peças de iluminação técnicas são capazes de proporcionar aos usuários do espaço. Um claro exemplo, foi o estande da García Requejo, com seu particular design biofílico que lembrava o filme Avatar, além do entusiasmante design contemporâneo da Robin. Ambas as marcas estrearam na Euroluce com originalidade, estilo e distinção.Paralelamente ao Euroluce, que decorreu nos pavilhões 9, 11, 13 e 15 do Rho Fieramilano, várias exposições foram organizadas, algumas delas imersivas com o intuito de mostrar os limites da iluminação e, sobretudo, como a tecnologia permite criar instalações de vanguarda. O objetivo foi despertar e conscientizar os participantes sobre a importância que a iluminação tem no nosso quotidiano, ao oferecer experiências imersivas que agregam valor ao design de interiores e sobre como é possível aproveitar melhor o espaço com sustentabilidade e eficiência energética. O intuito foi o de oferecer uma viagem sensorial única aos usuários ao proporcionar experiências leves aos participantes. Afinal, a iluminação desempenha um papel importante não apenas em residências e em espaços corporativos, bem como em espaços comerciais e de hotelaria.A exposição Cidade das Luzes, do artista Beppe Finessi, transformou a Euroluce em um cenário criativo de espaço e tempo contínuo que incluiu atividades multidisciplinares interconectadas. Em suma, tornou o evento em um espaço de descobertas e de reflexões sobre o passado e o presente, ao dialogar com a tecnologia, com a poesia, e a arquitetura com a arte.A exploração da luz com a arte em quatro exposições, capturam a essência da iluminação centrada no ser humano. A luz foi apresentada em todas as suas formas e expressões, tendo o programa sido apresentado por artistas de renome que exploram o tema da luz sob vários pontos de vista, criando experiências envolventes e esclarecedoras além de espetáculos iluminantes. A edição deste ano foi precedida por uma pesquisa, que teve como objetivo estudar as necessidades de expositores e visitantes, realizada por meio de 2.300 entrevistas e discussões. A narrativa da Euroluce, buscou explorar a relação entre a luz e o meio ambiente, ao contemplar a mudança para uma iluminação sustentável e centrada no ser humano. Os designers de iluminação centraram-se nos efeitos da luz no comportamento, no humor e na produtividade. Desse modo, criaram conceitos, de modo a acompanhar não apenas a evolução tecnológica, mas também as linhas de pensamento filosóficas.A exposição “Lâmpada Fiat – a Síndrome de Edison”, de autoria da cenógrafa italiana Martina Sanzarello, teve como objetivo prestar uma homenagem criativa à icônica lâmpada de bulbo transparente, por meio de uma criação de sequências de objetos que se transformam de sua finalidade primária e prática em objetos extraordinários. Sanzarello mergulhou na história da luminária de bulbo e a sua representação na arte e no design, por meio de uma seleção de lâmpadas que foram transformadas em esculturas de luz. As obras foram expostas em caixas de papelão em uma esteira rolante circular. Segundo ela, a ideia foi a de criar uma sensação de desestabilização, ao reproduzir um ambiente de produção em série com caixas idênticas para expor as obras como se estivessem todas no mesmo nível. No momento em que o visitante se aproxima e olha para dentro da caixa, é possível captar a singularidade de cada obra, mesmo com as mudanças de direção das esteiras, criando assim, algo íntimo, comum, único, frágil e ofuscante. Com isso, a magia da luz inscrita em um objeto chamado lâmpada torna-se um fetiche, icônico e endeusado.Já a exposição Bright Artifacts de autoria da arquiteta e jornalista Michele Calzavara, teve o intuito de transformar o o ambiente de forma única ao mostrar o poder da luz. A exposição apresentou fotografias arquitetônicas de interiores nas quais a iluminação artificial desempenha um papel de destaque. Fotografias noturnas que podem serem definidas como um estudo da dualidade, ao interpretar com espaços e volumes que evidenciam a relação de qualidades perceptivas opostas entre tons claros e escuros, ambientes abertos e fechados e locais públicos e privados. A exposição contou com a participação de designers conhecidos e pouco conhecidos e a fez distinguir das demais exposições de arquitetura, pelo fato de contar com a luz como substituto. E, quando se trata de luz, a fotografia é um dos mais adequados recursos para avaliar a influência da falta ou do excesso de luz no espaço. Vale destacar, que Bright Artifacts não é uma exposição fotográfica em sentido estrito, mas sim uma curta viagem por imagens que pontuam o design moderno e contemporâneo com interiores que contêm percepções luminosas surpreendentes aos olhos que conferem prazer ao ser humano e são capazes de alimentar novas ideias.O Salone del Mobile Milano tem se consagrado a cada ano um sucesso internacional, com presença marcante de visitantes asiáticos, depois de deixar para trás as restrições devido à pandemia. A normalidade regressou pelos corredores de cada um dos pavilhões e a luz foi a grande aposta que deslumbrou os projetistas de iluminação e compradores de peças que são autênticas obras de arte. Nesta edição, 65% dos compradores e profissionais do setor vieram do exterior. A China recuperou a posição de primeiro país depois da Itália, seguida por Alemanha, França, Estados Unidos e Espanha, com Brasil e Índia empatados. Ao todo foram mais de 5.400 jornalistas credenciados, sendo 47% deles provenientes de outros países.Segundo a presidente do Salone del Mobile Milano, Maria Porro, a 61ª edição salão foi um sucesso internacional que superou todas as expectativas, tendo em vista o elevado número de participantes, o que contribuiu com um resultado excepcional que ajudará a criar novas experiências aos próximos visitantes. Segundo ela, várias lições desta edição serão aproveitadas com o intuito de impulsionar o evento para um futuro sustentável. Afinal, a sustentabilidade é possível quando todo o sistema se une e novos conteúdos podem ser pensados e utilizados, para “gerar conhecimento, crescimento e valor” – complementou.Com muita atenção a sustentabilidade, tanto na organização quanto no desenvolvimento da feira, o Salone foi a primeira feira do setor a obter a certificação ISO 20121 para gestão sustentável de eventos, que já anunciou as datas da próxima edição, será realizada em Milão de 16 a 21 de abril de 2024.
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser HumanoArtigo sobre a Euroluce 2023, escrito pelo Lighting Designer Donato Contë para a Edição 123 da Revista Especializada em Iluminação Lume Arquitetura, em Agosto de 2023. Fotos por Peyvand Nedaei.Euroluce 2023: A Experiência Sensorial e Sustentável da Luz Voltada ao Ser Humano.A Euroluce foi o principal destaque da 61ª edição do Salone del Mobile, em Milão, que reuniu as principais empresas globais da indústria de iluminação, além dos mais conceituados designers que encantaram os entusiastas e os profissionais do setor com suas criativas e engenhosas soluções em produtos para iluminação técnica e decorativa.De 18 a 23 de abril, o tradicional centro de exposições da cidade italiana da Lombardia, Rho Feriamilano, se transformou e encantou a todos com o seu esplendor natural em uma inesquecível edição recorde do Salone del Mobile Milano, que também sediou quatro pavilhões da Euroluce, o evento bianual de iluminação. O evento contou com a participação de mais de 420 expositores de países e renomados designers famosos da indústria global.Durante os seis dias, o design, a luz, a tecnologia, a inovação e o uso de materiais orgânicos e sustentáveis foram os principais ingredientes da 61ª edição do salão do móvel que realçou o seu brilho com a Euroluce 2023 e fez de Milão a cidade da luz. Ao todo, mais de 2.000 marcas expositoras participaram com 34% delas provenientes de 37 países, incluindo 550 jovens designers de 31 países e 28 escolas e universidades de design de 18 diferentes países. Com um público recorde de 307.418 visitantes, a 61ª edição aumentou o número de visitantes em relação à edição anterior em 15%, em função do novo formato de exibição, idealizado pela empresa promotora de eventos Formafantasma. A Euroluce 2023 foi um sucesso absoluto em todos os sentidos que consagrou Milão como a capital mundial do design, e merecidamente, recebeu o título honorário de cidade da luz.Sob o lema 'City of Lights' (Cidade das Luzes), a cidade poeticamente se iluminou por dentro e por fora do salão. O conceito do evento procurou focar o tema da luz de modo abrangente, ao oferecer aos visitantes uma gama diversificada de experiências, incluindo arquitetura, design, fotografia e arte. Já no Fuorisalone, tradicional evento do design com instalações de interiores e de iluminação ao longo de variados pontos da cidade, surpreendeu a todos pelas suas centenas de propostas conceituais de iluminação inspiradoras e imersivas. O evento, que é exclusivamente destinado aos que não puderam comparecer ao Rho Fieramilano, se evidenciou como um encontro e uma experiência notória e marcante pela cidade mundial do design, com destaque especial para as exibições de design de interiores, a excepcional instalação do arquiteto e designer Carmelo Zappulla, do estúdio External Reference de Barcelona, exposta na Universidade de Milão, além da instalação interativa na sede da Occhio Lighting.A maior vitrine de iluminação do mundo tem sido um excelente estimulante para os milhares de visitantes ao redor do mundo, favorecida pelo novo formato do evento, no qual os participantes puderam experimentar e descobrir como a tecnologia se alinhou ao design, quando elementos-chave como 'Human Lighting Centric’, isto é, a iluminação voltada ao ser humano é evidenciada e é tida como uma preocupação constante com o meio-ambiente, além de ser um fator decisivo para idealizar e definir as novas coleções e tendências que são apresentadas ao público global com exclusividade.A organização também ofereceu uma alternativa às jovens promessas do design com menos de 35 anos. Trata-se do Salone Satellite, entre as quais, vários jovens designers como a venezuelana Andreína Raventós, expôs a sua espetacular série de luminárias Infinighty, que representam o caminho a seguir com os altos e baixos da carreira de designer. Feitos à mão com materiais naturais, exaltam as imperfeições dos processos humanos. As escolas de design, com seus talentosos e criativos alunos também apresentaram várias outras propostas eco sustentáveis, vários delas expostas no setor Ego Undesign.As propostas arquitetônicas da maior parte dos estandes dos expositores desta edição da Euroluce, foram complementadas com as tendências e as novidades de muitas das mais representativas grifes internacionais de iluminação, com destaque especial para os estandes das marcas: Bover, Serip, Ilfari, Slamp, Olev, Aldo Bernardi, Contardi, LVM, Cini & Nils, Lladró, FL, Siru, Italamp, Il Fanale, Goccia Illuminazione, Leucos, LZF, Penta, Bronzetto, Luxxu, Possoni Illuminazione, Euroluce – Light of Italy, Tom Dixon, Zafferano, Ailati Lights, Tokio, Fermob, Emotional Light, Flexa Lighting, Martinelli Luce, Pablo, Davide Groppi, Prolicht, From Lighting, Axolight, Venini, Buzzi Space, Bomma, Santa & Cole, And Light, Flos, Tooy, Fabbian, Rotaliana, Masiero, Brokis, Karman, Luce Plan, Castellani & Smith, Vesoi, Foscarini, Fontana Arte, Hind Rabii, Artemide, Firmamento Milano, Formagenda, Midgard, Danese Milano, O Luce, Pilke, Ideal Lux, Simes, Zava, Maze, Ole, García Requejo, Delight Full, Lux Cambra, Essential Home, FT, Cangini & Tucci, IPM Light, Tem, Aromas del Campo, Lumina, Sforzin, Intra Lighting, Leds C4, Proled, DCW Éditions, Beneito Faure, PUK, Cattaneo, Les Jardins. Hisle, And Costa, Luce & Light, 9010 Novantadieci, Linea Light, Vibia, Ambientec, Vimar, Stral, Pan, Fede Switch & Light, Design Luce, Forestier, Hollands Licht, Mawa, Vistosi, Estiluz e Proled. Sem falar, na impressionante instalação musical interativa de cristais boêmios da Preciosa Lighting e da estimulante nova coleção do Ingo Maurer, que surpreendeu a todos pelo fator inusitado e criativo. Em seu estante, também estiveram presentes clássicos repaginados considerados como referências do design de iluminação.O minimalismo, a tecnologia, a organicidade e o uso de materiais eco sustentáveis marcaram o conceito essencial presente maioria das coleções clássicas e contemporâneas, A aposta firme no LED integrado, esteve longe de prejudicar o trabalho dos designers e criadores de luminárias, que proporcionaram um espetáculo singular de criatividade, interação e de aperfeiçoamento, ao unir elementos do design de interiores com a luz artificial. O repertório incluiu peças decorativas de design variados, desde as apostas clássicas e modelos vintage repaginados com a nova tecnologia até versões modernas que se adaptam a qualquer projeto de decoração e design que contam com todos os recursos e as funcionalidades que as peças de iluminação técnicas são capazes de proporcionar aos usuários do espaço. Um claro exemplo, foi o estande da García Requejo, com seu particular design biofílico que lembrava o filme Avatar, além do entusiasmante design contemporâneo da Robin. Ambas as marcas estrearam na Euroluce com originalidade, estilo e distinção.Paralelamente ao Euroluce, que decorreu nos pavilhões 9, 11, 13 e 15 do Rho Fieramilano, várias exposições foram organizadas, algumas delas imersivas com o intuito de mostrar os limites da iluminação e, sobretudo, como a tecnologia permite criar instalações de vanguarda. O objetivo foi despertar e conscientizar os participantes sobre a importância que a iluminação tem no nosso quotidiano, ao oferecer experiências imersivas que agregam valor ao design de interiores e sobre como é possível aproveitar melhor o espaço com sustentabilidade e eficiência energética. O intuito foi o de oferecer uma viagem sensorial única aos usuários ao proporcionar experiências leves aos participantes. Afinal, a iluminação desempenha um papel importante não apenas em residências e em espaços corporativos, bem como em espaços comerciais e de hotelaria.A exposição Cidade das Luzes, do artista Beppe Finessi, transformou a Euroluce em um cenário criativo de espaço e tempo contínuo que incluiu atividades multidisciplinares interconectadas. Em suma, tornou o evento em um espaço de descobertas e de reflexões sobre o passado e o presente, ao dialogar com a tecnologia, com a poesia, e a arquitetura com a arte.A exploração da luz com a arte em quatro exposições, capturam a essência da iluminação centrada no ser humano. A luz foi apresentada em todas as suas formas e expressões, tendo o programa sido apresentado por artistas de renome que exploram o tema da luz sob vários pontos de vista, criando experiências envolventes e esclarecedoras além de espetáculos iluminantes. A edição deste ano foi precedida por uma pesquisa, que teve como objetivo estudar as necessidades de expositores e visitantes, realizada por meio de 2.300 entrevistas e discussões. A narrativa da Euroluce, buscou explorar a relação entre a luz e o meio ambiente, ao contemplar a mudança para uma iluminação sustentável e centrada no ser humano. Os designers de iluminação centraram-se nos efeitos da luz no comportamento, no humor e na produtividade. Desse modo, criaram conceitos, de modo a acompanhar não apenas a evolução tecnológica, mas também as linhas de pensamento filosóficas.A exposição “Lâmpada Fiat – a Síndrome de Edison”, de autoria da cenógrafa italiana Martina Sanzarello, teve como objetivo prestar uma homenagem criativa à icônica lâmpada de bulbo transparente, por meio de uma criação de sequências de objetos que se transformam de sua finalidade primária e prática em objetos extraordinários. Sanzarello mergulhou na história da luminária de bulbo e a sua representação na arte e no design, por meio de uma seleção de lâmpadas que foram transformadas em esculturas de luz. As obras foram expostas em caixas de papelão em uma esteira rolante circular. Segundo ela, a ideia foi a de criar uma sensação de desestabilização, ao reproduzir um ambiente de produção em série com caixas idênticas para expor as obras como se estivessem todas no mesmo nível. No momento em que o visitante se aproxima e olha para dentro da caixa, é possível captar a singularidade de cada obra, mesmo com as mudanças de direção das esteiras, criando assim, algo íntimo, comum, único, frágil e ofuscante. Com isso, a magia da luz inscrita em um objeto chamado lâmpada torna-se um fetiche, icônico e endeusado.Já a exposição Bright Artifacts de autoria da arquiteta e jornalista Michele Calzavara, teve o intuito de transformar o o ambiente de forma única ao mostrar o poder da luz. A exposição apresentou fotografias arquitetônicas de interiores nas quais a iluminação artificial desempenha um papel de destaque. Fotografias noturnas que podem serem definidas como um estudo da dualidade, ao interpretar com espaços e volumes que evidenciam a relação de qualidades perceptivas opostas entre tons claros e escuros, ambientes abertos e fechados e locais públicos e privados. A exposição contou com a participação de designers conhecidos e pouco conhecidos e a fez distinguir das demais exposições de arquitetura, pelo fato de contar com a luz como substituto. E, quando se trata de luz, a fotografia é um dos mais adequados recursos para avaliar a influência da falta ou do excesso de luz no espaço. Vale destacar, que Bright Artifacts não é uma exposição fotográfica em sentido estrito, mas sim uma curta viagem por imagens que pontuam o design moderno e contemporâneo com interiores que contêm percepções luminosas surpreendentes aos olhos que conferem prazer ao ser humano e são capazes de alimentar novas ideias.O Salone del Mobile Milano tem se consagrado a cada ano um sucesso internacional, com presença marcante de visitantes asiáticos, depois de deixar para trás as restrições devido à pandemia. A normalidade regressou pelos corredores de cada um dos pavilhões e a luz foi a grande aposta que deslumbrou os projetistas de iluminação e compradores de peças que são autênticas obras de arte. Nesta edição, 65% dos compradores e profissionais do setor vieram do exterior. A China recuperou a posição de primeiro país depois da Itália, seguida por Alemanha, França, Estados Unidos e Espanha, com Brasil e Índia empatados. Ao todo foram mais de 5.400 jornalistas credenciados, sendo 47% deles provenientes de outros países.Segundo a presidente do Salone del Mobile Milano, Maria Porro, a 61ª edição salão foi um sucesso internacional que superou todas as expectativas, tendo em vista o elevado número de participantes, o que contribuiu com um resultado excepcional que ajudará a criar novas experiências aos próximos visitantes. Segundo ela, várias lições desta edição serão aproveitadas com o intuito de impulsionar o evento para um futuro sustentável. Afinal, a sustentabilidade é possível quando todo o sistema se une e novos conteúdos podem ser pensados e utilizados, para “gerar conhecimento, crescimento e valor” – complementou.Com muita atenção a sustentabilidade, tanto na organização quanto no desenvolvimento da feira, o Salone foi a primeira feira do setor a obter a certificação ISO 20121 para gestão sustentável de eventos, que já anunciou as datas da próxima edição, será realizada em Milão de 16 a 21 de abril de 2024.
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser Humano
Euroluce 2023 - Experiência Sensorial e Sustentável Voltada ao Ser HumanoArtigo sobre a Euroluce 2023, escrito pelo Lighting Designer Donato Contë para a Edição 123 da Revista Especializada em Iluminação Lume Arquitetura, em Agosto de 2023. Fotos por Peyvand Nedaei.Euroluce 2023: A Experiência Sensorial e Sustentável da Luz Voltada ao Ser Humano.A Euroluce foi o principal destaque da 61ª edição do Salone del Mobile, em Milão, que reuniu as principais empresas globais da indústria de iluminação, além dos mais conceituados designers que encantaram os entusiastas e os profissionais do setor com suas criativas e engenhosas soluções em produtos para iluminação técnica e decorativa.De 18 a 23 de abril, o tradicional centro de exposições da cidade italiana da Lombardia, Rho Feriamilano, se transformou e encantou a todos com o seu esplendor natural em uma inesquecível edição recorde do Salone del Mobile Milano, que também sediou quatro pavilhões da Euroluce, o evento bianual de iluminação. O evento contou com a participação de mais de 420 expositores de países e renomados designers famosos da indústria global.Durante os seis dias, o design, a luz, a tecnologia, a inovação e o uso de materiais orgânicos e sustentáveis foram os principais ingredientes da 61ª edição do salão do móvel que realçou o seu brilho com a Euroluce 2023 e fez de Milão a cidade da luz. Ao todo, mais de 2.000 marcas expositoras participaram com 34% delas provenientes de 37 países, incluindo 550 jovens designers de 31 países e 28 escolas e universidades de design de 18 diferentes países. Com um público recorde de 307.418 visitantes, a 61ª edição aumentou o número de visitantes em relação à edição anterior em 15%, em função do novo formato de exibição, idealizado pela empresa promotora de eventos Formafantasma. A Euroluce 2023 foi um sucesso absoluto em todos os sentidos que consagrou Milão como a capital mundial do design, e merecidamente, recebeu o título honorário de cidade da luz.Sob o lema 'City of Lights' (Cidade das Luzes), a cidade poeticamente se iluminou por dentro e por fora do salão. O conceito do evento procurou focar o tema da luz de modo abrangente, ao oferecer aos visitantes uma gama diversificada de experiências, incluindo arquitetura, design, fotografia e arte. Já no Fuorisalone, tradicional evento do design com instalações de interiores e de iluminação ao longo de variados pontos da cidade, surpreendeu a todos pelas suas centenas de propostas conceituais de iluminação inspiradoras e imersivas. O evento, que é exclusivamente destinado aos que não puderam comparecer ao Rho Fieramilano, se evidenciou como um encontro e uma experiência notória e marcante pela cidade mundial do design, com destaque especial para as exibições de design de interiores, a excepcional instalação do arquiteto e designer Carmelo Zappulla, do estúdio External Reference de Barcelona, exposta na Universidade de Milão, além da instalação interativa na sede da Occhio Lighting.A maior vitrine de iluminação do mundo tem sido um excelente estimulante para os milhares de visitantes ao redor do mundo, favorecida pelo novo formato do evento, no qual os participantes puderam experimentar e descobrir como a tecnologia se alinhou ao design, quando elementos-chave como 'Human Lighting Centric’, isto é, a iluminação voltada ao ser humano é evidenciada e é tida como uma preocupação constante com o meio-ambiente, além de ser um fator decisivo para idealizar e definir as novas coleções e tendências que são apresentadas ao público global com exclusividade.A organização também ofereceu uma alternativa às jovens promessas do design com menos de 35 anos. Trata-se do Salone Satellite, entre as quais, vários jovens designers como a venezuelana Andreína Raventós, expôs a sua espetacular série de luminárias Infinighty, que representam o caminho a seguir com os altos e baixos da carreira de designer. Feitos à mão com materiais naturais, exaltam as imperfeições dos processos humanos. As escolas de design, com seus talentosos e criativos alunos também apresentaram várias outras propostas eco sustentáveis, vários delas expostas no setor Ego Undesign.As propostas arquitetônicas da maior parte dos estandes dos expositores desta edição da Euroluce, foram complementadas com as tendências e as novidades de muitas das mais representativas grifes internacionais de iluminação, com destaque especial para os estandes das marcas: Bover, Serip, Ilfari, Slamp, Olev, Aldo Bernardi, Contardi, LVM, Cini & Nils, Lladró, FL, Siru, Italamp, Il Fanale, Goccia Illuminazione, Leucos, LZF, Penta, Bronzetto, Luxxu, Possoni Illuminazione, Euroluce – Light of Italy, Tom Dixon, Zafferano, Ailati Lights, Tokio, Fermob, Emotional Light, Flexa Lighting, Martinelli Luce, Pablo, Davide Groppi, Prolicht, From Lighting, Axolight, Venini, Buzzi Space, Bomma, Santa & Cole, And Light, Flos, Tooy, Fabbian, Rotaliana, Masiero, Brokis, Karman, Luce Plan, Castellani & Smith, Vesoi, Foscarini, Fontana Arte, Hind Rabii, Artemide, Firmamento Milano, Formagenda, Midgard, Danese Milano, O Luce, Pilke, Ideal Lux, Simes, Zava, Maze, Ole, García Requejo, Delight Full, Lux Cambra, Essential Home, FT, Cangini & Tucci, IPM Light, Tem, Aromas del Campo, Lumina, Sforzin, Intra Lighting, Leds C4, Proled, DCW Éditions, Beneito Faure, PUK, Cattaneo, Les Jardins. Hisle, And Costa, Luce & Light, 9010 Novantadieci, Linea Light, Vibia, Ambientec, Vimar, Stral, Pan, Fede Switch & Light, Design Luce, Forestier, Hollands Licht, Mawa, Vistosi, Estiluz e Proled. Sem falar, na impressionante instalação musical interativa de cristais boêmios da Preciosa Lighting e da estimulante nova coleção do Ingo Maurer, que surpreendeu a todos pelo fator inusitado e criativo. Em seu estante, também estiveram presentes clássicos repaginados considerados como referências do design de iluminação.O minimalismo, a tecnologia, a organicidade e o uso de materiais eco sustentáveis marcaram o conceito essencial presente maioria das coleções clássicas e contemporâneas, A aposta firme no LED integrado, esteve longe de prejudicar o trabalho dos designers e criadores de luminárias, que proporcionaram um espetáculo singular de criatividade, interação e de aperfeiçoamento, ao unir elementos do design de interiores com a luz artificial. O repertório incluiu peças decorativas de design variados, desde as apostas clássicas e modelos vintage repaginados com a nova tecnologia até versões modernas que se adaptam a qualquer projeto de decoração e design que contam com todos os recursos e as funcionalidades que as peças de iluminação técnicas são capazes de proporcionar aos usuários do espaço. Um claro exemplo, foi o estande da García Requejo, com seu particular design biofílico que lembrava o filme Avatar, além do entusiasmante design contemporâneo da Robin. Ambas as marcas estrearam na Euroluce com originalidade, estilo e distinção.Paralelamente ao Euroluce, que decorreu nos pavilhões 9, 11, 13 e 15 do Rho Fieramilano, várias exposições foram organizadas, algumas delas imersivas com o intuito de mostrar os limites da iluminação e, sobretudo, como a tecnologia permite criar instalações de vanguarda. O objetivo foi despertar e conscientizar os participantes sobre a importância que a iluminação tem no nosso quotidiano, ao oferecer experiências imersivas que agregam valor ao design de interiores e sobre como é possível aproveitar melhor o espaço com sustentabilidade e eficiência energética. O intuito foi o de oferecer uma viagem sensorial única aos usuários ao proporcionar experiências leves aos participantes. Afinal, a iluminação desempenha um papel importante não apenas em residências e em espaços corporativos, bem como em espaços comerciais e de hotelaria.A exposição Cidade das Luzes, do artista Beppe Finessi, transformou a Euroluce em um cenário criativo de espaço e tempo contínuo que incluiu atividades multidisciplinares interconectadas. Em suma, tornou o evento em um espaço de descobertas e de reflexões sobre o passado e o presente, ao dialogar com a tecnologia, com a poesia, e a arquitetura com a arte.A exploração da luz com a arte em quatro exposições, capturam a essência da iluminação centrada no ser humano. A luz foi apresentada em todas as suas formas e expressões, tendo o programa sido apresentado por artistas de renome que exploram o tema da luz sob vários pontos de vista, criando experiências envolventes e esclarecedoras além de espetáculos iluminantes. A edição deste ano foi precedida por uma pesquisa, que teve como objetivo estudar as necessidades de expositores e visitantes, realizada por meio de 2.300 entrevistas e discussões. A narrativa da Euroluce, buscou explorar a relação entre a luz e o meio ambiente, ao contemplar a mudança para uma iluminação sustentável e centrada no ser humano. Os designers de iluminação centraram-se nos efeitos da luz no comportamento, no humor e na produtividade. Desse modo, criaram conceitos, de modo a acompanhar não apenas a evolução tecnológica, mas também as linhas de pensamento filosóficas.A exposição “Lâmpada Fiat – a Síndrome de Edison”, de autoria da cenógrafa italiana Martina Sanzarello, teve como objetivo prestar uma homenagem criativa à icônica lâmpada de bulbo transparente, por meio de uma criação de sequências de objetos que se transformam de sua finalidade primária e prática em objetos extraordinários. Sanzarello mergulhou na história da luminária de bulbo e a sua representação na arte e no design, por meio de uma seleção de lâmpadas que foram transformadas em esculturas de luz. As obras foram expostas em caixas de papelão em uma esteira rolante circular. Segundo ela, a ideia foi a de criar uma sensação de desestabilização, ao reproduzir um ambiente de produção em série com caixas idênticas para expor as obras como se estivessem todas no mesmo nível. No momento em que o visitante se aproxima e olha para dentro da caixa, é possível captar a singularidade de cada obra, mesmo com as mudanças de direção das esteiras, criando assim, algo íntimo, comum, único, frágil e ofuscante. Com isso, a magia da luz inscrita em um objeto chamado lâmpada torna-se um fetiche, icônico e endeusado.Já a exposição Bright Artifacts de autoria da arquiteta e jornalista Michele Calzavara, teve o intuito de transformar o o ambiente de forma única ao mostrar o poder da luz. A exposição apresentou fotografias arquitetônicas de interiores nas quais a iluminação artificial desempenha um papel de destaque. Fotografias noturnas que podem serem definidas como um estudo da dualidade, ao interpretar com espaços e volumes que evidenciam a relação de qualidades perceptivas opostas entre tons claros e escuros, ambientes abertos e fechados e locais públicos e privados. A exposição contou com a participação de designers conhecidos e pouco conhecidos e a fez distinguir das demais exposições de arquitetura, pelo fato de contar com a luz como substituto. E, quando se trata de luz, a fotografia é um dos mais adequados recursos para avaliar a influência da falta ou do excesso de luz no espaço. Vale destacar, que Bright Artifacts não é uma exposição fotográfica em sentido estrito, mas sim uma curta viagem por imagens que pontuam o design moderno e contemporâneo com interiores que contêm percepções luminosas surpreendentes aos olhos que conferem prazer ao ser humano e são capazes de alimentar novas ideias.O Salone del Mobile Milano tem se consagrado a cada ano um sucesso internacional, com presença marcante de visitantes asiáticos, depois de deixar para trás as restrições devido à pandemia. A normalidade regressou pelos corredores de cada um dos pavilhões e a luz foi a grande aposta que deslumbrou os projetistas de iluminação e compradores de peças que são autênticas obras de arte. Nesta edição, 65% dos compradores e profissionais do setor vieram do exterior. A China recuperou a posição de primeiro país depois da Itália, seguida por Alemanha, França, Estados Unidos e Espanha, com Brasil e Índia empatados. Ao todo foram mais de 5.400 jornalistas credenciados, sendo 47% deles provenientes de outros países.Segundo a presidente do Salone del Mobile Milano, Maria Porro, a 61ª edição salão foi um sucesso internacional que superou todas as expectativas, tendo em vista o elevado número de participantes, o que contribuiu com um resultado excepcional que ajudará a criar novas experiências aos próximos visitantes. Segundo ela, várias lições desta edição serão aproveitadas com o intuito de impulsionar o evento para um futuro sustentável. Afinal, a sustentabilidade é possível quando todo o sistema se une e novos conteúdos podem ser pensados e utilizados, para “gerar conhecimento, crescimento e valor” – complementou.Com muita atenção a sustentabilidade, tanto na organização quanto no desenvolvimento da feira, o Salone foi a primeira feira do setor a obter a certificação ISO 20121 para gestão sustentável de eventos, que já anunciou as datas da próxima edição, será realizada em Milão de 16 a 21 de abril de 2024.
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